quarta-feira, 24 de abril de 2013
O Renascimento do Parto
Esse filme da Erica de Paula e do Eduardo Chauvet é o que deve quebrar paradigmas do nosso sistema obstétrico. Assim eu acredito. Ele é lindo, tive o gostinho no ENAPARTU que aconteceu em Sorocaba ano passado e, embora não estivesse acabado, já deu pra chorar e emocionar todo mundo que tava na sala.
É um filme que fala sobre os número absurdo de mulheres que se submetem a cesárea como uma via de parto (não, cesárea não é parto. É um procedimento médico, onde a mulher é anestesiada, cortada em 7 camadas, exposta, o bebê é retirado do útero, a mulher é suturada e depois ainda é medicada para evitar dor e infecção). E mostra algumas cenas de parto natural, de parto humanizado.
O Márcio Garcia (ator) dá um depoimento lindo contando sobre os nascimentos dos seus 3 filhos. A Andréia Santa Rosa (nutricionista) que é esposa do ator, optou no terceiro filho pelo parto em casa com parteira, depois de ter passado por uma cesárea e um parto normal hospitalar. Citei o ator porque todo mundo conhece, mas os profissionais da humanização do parto dão um show em suas entrevistas.
Então, por que estou falando disso? Porque o filme precisa arrecadar verba para ser exibido nas telonas em breve. Se pra você é importante melhorar a qualidade do sistema obstétrico brasileiro. Melhorar o tratamento das mulheres na hora de parir (1 em cada 4 sofrem violência obstétrica), melhorar a recepção dos bebês, apóie o projeto!
Violência obstétrica precisa ter fim, mulheres e bebês não podem passar por um momento tão especial sendo tratados como incompetentes e sobreviventes. O momento do parto deve ser visto como íntimo, especial, de transformação. Mulheres não precisam achar que o parto é dor e sofrimento, porque acredite, sendo tratadas com respeito não tem nada de sofrido em parir. O parto é um banho de ocitocina (o hormônio do amor - aquele que a gente libera quando amamenta, beija e tem relação sexual), pode doer, mas é uma explosão de limites, de vontades, que precisa ser respeitada.
Pra quem quer ajudar mais gente ter acesso a informação de qualidade sobre parto, aqui está o link do projeto. Você pode ajudar também divulgando.
http://benfeitoria.com/o-renascimento-do-parto
Assista o promocional e depois me conte se não sentiu nem uma pontinha de vontade de ir pro cinema correndo pra ver a obra pronta ;-)
Reportagem na revista TPM: http://revistatpm.uol.com.br/entrevistas/o-renascimento-do-parto.html
PS.: Não tem nada a ver ser mais ou menos mãe quem pariu ou teve uma cesárea. Apenas ser mais ou menos respeitada.
PS 2: Eu colaborei ontem. E estou mega ansiosa pra ver a quantia integral ser conquistada ;-)
PS 3: Coisa mais linda ver essa rede toda por uma causa e conseguir mais 90% em poucos dias. Quão forte somos juntos? Bora lá mudar o mundo, mesmo que aos poucos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário